"Auto da Barca do Inferno"



Aqui está um relatório da aluna Ana Rita Figueiredo do Curso de Educação e Formação de Pré-Impressão, relativamente à peça de teatro, "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, à qual foi assistir.
Relatório
Introdução:
Escola EB2,3 Rosa Ramalho
Ana Rita Mendes Figueiredo
Língua Portuguesa
Teatro de Braga
8 de Novembro, 2010
Desenvolvimento:
Viagem:
·         Localização espacial: Braga
·         Duração: 15 minutos
·         Objectivo: Ver uma peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”.
·         Ocorrências: Não houve nada que tivesse corrido mal.
·         Avaliação: Acho que correu tudo muito bem, durante toda a viagem.
Peça de teatro:
·         Título e autor: “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.
·         Companhia teatral: “Actus”.
·         Respeito pelo texto original: os actores representaram muito bem e respeitaram o texto original.
·         Opções de encenação (adereços, luminotecnia, figurinos): A encenação da peça estava muito boa, os adereços combinavam com o tipo de peça em questão; a parte da luminotecnia estava bem, pois a Barca do Inferno tinha um ar infernal e a Barca do Anjo estava com uma luz azulada muito suave que demonstrava um ambiente de paz, tranquilidade. Os figurinos estavam bem. Quanto ao papel que cada um representava “o pecado”, o anjo vestido de branco transmitia paz e pureza de alma. De seguida, tínhamos o Onzeneiro com um grande bolsão, o joane “Parvo”, com o pormenor das mangas compridas esteve muito bem no seu papel. Na minha opinião foi o que mais se destacou. O sapateiro com um sotaque e com os sapatos na cintura. O Frade que leva uma moça pela mão e uma espada em “punho”. A BrÍzida Vaz com duas meninas e o pormenor de levar muita roupa com ela. O Judeu também esteve bem. O Corregedor foi muito bem representado. O enforcado com o pormenor da corda ao pescoço. E, por fim, os Quatro Cavaleiros, a sua entrada para a Barca do Anjo.
Opinião pessoal desenvolvida sobre a representação:
·         Na minha opinião, a peça foi muito bem elaborada, desde os cenários, até às roupas dos figurinos, e a forma como eles representaram a peça esteve muito boa. Acho que é uma peça bastante complicada para a sua representação. Tem muitas falas para decorar, mas acho que a representação foi conseguida.
Conclusão:
·         Correu tudo bem, acho que as visitas podem ser como esta devido à forma como decorreu.

0 comentários:

Enviar um comentário